Pregão Eletrônico Nº 195/2023

Pregão Eletrônico Nº 195/2023

  • Objeto
    Registro de preços para aquisição de equipamentos de informática III (itens remanescentes PE 99/2022 – proc administrativo 6700.90531/2021),
  • Data de abertura
    27/07/2023 às 08:30
  • Servidor Responsável
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA
  • Orgão Requisitante
    Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados
  • Status
    Suspensa

Esclarecimento

Solicitante

  • Nome
    Print Solução em Tecnologia

Pedido de Esclarecimento

  • Assunto
    Solicitação esclarecimento
  • Descrição
    Boa tarde,



    Com interesse em participar do pregão 195/2023, viemos trazer os seguintes esclarecimentos:





    Para o item 14:



    Esclarecimento 1:



    Está sendo solicitado o seguinte:



    “; Deve pertencer, no mínimo, à penúltima geração comercializada pelo fabricante do processador;” Quanto ao processador.



    Entendemos então que devido ao fato de que a última geração de processadores Intel é a 13 Geração. Serão aceitos processadores de 13 e 12 geração. Está correto o nosso entendimento?





    Esclarecimento 2:



    Está sendo solicitado o seguinte:



    “Deve possuir no mínimo 08 (oito) núcleos, e no mínimo 16 (dezesseis) Threads; Deve possuir memória cache de no mínimo 16 (dezesseis) MB, admitindo-se o cache combinado (L1+L2+L3); Deve possuir clock básico de no mínimo de 2,90 GHz. Não serão aceitas frequências de overclock para aferição do clock básico mínimo; Velocidade do Barramento de no mínimo 8 GT/s;”



    O processador compatível com as características solicitadas se refere ao i7- 10700, como somente trabalhamos com os processadores de última e penúltima geração, se formos ver o processador compatível com o solicitado seria o i7-12700. Entendemos então que atenderemos plenamente ao edital se ofertarmos o processador i7-12700 visto que ele é o substituto do processador solicitado que está disponível no mercado. Está correto o nosso entendimento?





    Esclarecimento 3:






    “FONTE DE ALIMENTAÇÃO Alimentação 110V (cento e dez volts) e 220V (duzentos e vinte volts), com chaveamento automático, e com potência MÁXIMA de 260W, com eficiência mínima de 85% quando em 50% de carga de trabalho; Deve possuir certificação 80 PLUS, pelo menos no nível BRONZE; Deve ser capaz de suportar configuração completa de acessórios e componentes do equipamento;”



    No mercado de hoje estão sendo providos equipamentos com cada vez mais opções de upgrade, opções essas que podem levar o equipamento a consumir um pouco mais de energia do que estávamos acostumados. Então os equipamentos ofertados pelas maiores fabricantes do mundo (DELL, LENOVO E HP) tiveram em seus desktops um aumento de 17% no tamanho das fontes projetadas para seus novos equipamentos. Entendemos então, que serão aceitas fontes com potência máxima de até 300W desde que possuam certificação 80plus conforme solicitada e que seja capaz de suportar a configuração completa de acessórios e componentes do equipamento. Visto que esse aceite traz maior economicidade para o órgão. Está correto o nosso entendimento?







    Para o item 15:



    Esclarecimento 4:



    Está sendo solicitado o seguinte:

    “Gabinete Small Form Factor ou Torre ou Mini torre – 32 GB RAM ECC – SSD 500 M.2 NVMe” e “DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 01 (um) Unidade de disco NVMe M.2 SSD de, no mínimo, 512 GB Classe 40 ou superior;”



    Estão sendo solicitadas dois tamanhos de ssd diferentes para o item em questão. Entendemos que nesse caso, deve ser entregue a maior volumetria solicitada, visto que atenderia as duas solicitações, e que ainda o trecho onde informa que o ssd é de 500GB se trata de um resumo e não faz parte das características do equipamento. Está correto o nosso entendimento?







    Esclarecimento 5:



    Está sendo solicitado o seguinte:



    "Deve pertencer obrigatoriamente à última geração comercializada pelo fabricante do processador;"



    Entendemos então que devido ao fato de que a última geração de processadores Intel é a 13 Geração. Serão aceitos somente processadores de 13 geração. Está correto o nosso entendimento?







    Para o item 19:



    Esclarecimento 6:



    Está sendo solicitado o seguinte:



    "Processador de arquitetura x86 com suporte a 64 bits; Deve possuir no mínimo 04 (quatro) núcleos, e no mínimo 08 (oito) Threads; Deve possuir memória cache de no mínimo 6 (seis) MB, admitindo-se o cache combinado (L1+L2+L3); Deve possuir clock básico de no mínimo de 3.0 GHz. Deve pertencer, no mínimo, à penúltima geração comercializada pelo fabricante do processador Deve atingir índice de, no mínimo, 7.400 pontos para o desempenho, tendo como referência a base de dados Passmark CPU Mark disponível no site https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php;"


    Está sendo solicitado um processdor compatível com um processador de 10ª geração. E está sendo solicitado tambem que deve ser de penúltima ou ultima geração. Entendemos então que será aceito processador de 12ª geração que atenda o numero de núcleos solicitados e a pontuação de desempenho solicitada. Está correto o nosso entendimento?





    Esclareciento 7:



    Está sendo solicitado o seguinte:



    "Os equipamentos deverão ser entregues com a versão mais recente do sistema operacional Microsoft Windows 10 Professional 64 Bits OEM pré-instalado no Idioma Português do Brasil" e " DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 1 (uma) Unidade de disco rígido interna de no mínimo 2,5” polegadas, no mínimo, 01 TB (um terabyte), Padrão SATA III ou superior e 7.200 RPM;"



    Está sendo solicitado o windows 10 pro na sua versão mais recente que seria o windows 11 pro. E, é recomendação da Microsoft que o windows 11 seja instalado em SSD. Entendemos então que para suprir o dispositivo de armazenamento solicitado pode ser ofertado um SSD de 256Gb para maior compatibilidade com o sistema operacional. Está correto o nosso entendimento?





    Para os itens: 3, 6, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 24, 25.


    Esclarecimento 8

    Está sendo solicitado o seguinte:

    "Em caso de necessidade de troca do disco rígido por falha ou pré-falha, o disco rígido com problema deverá ficar em posse do cliente, por medida de segurança e confidencialidade de informações"

    Não ficou claro quanto a entrega do disco, se deve ser feita no ato da troca ou se deve ser entregue ao almoxarifado do órgão, ao setor de TI ou fiscal do contrato?



    Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo para prosseguirmos com o processo.
  • Recebido em
    24/07/2023 às 15:01:00

Resposta

  • Responsável pela resposta
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA

  • Resposta
    Em atenção ao seu pedido de esclarecimentos, por se tratar de duvidas quanto ao descritivo do objeto, submetemos seu pedido a área demandante que, junto a equipe técnica de TI, respondeu nos seguintes termos:

    Questionamento 01: “Para o item 14: Esclarecimento 1: Está sendo solicitado o seguinte: “; Deve pertencer, no mínimo, à penúltima geração comercializada pelo fabricante do processador;” Quanto ao processador. Entendemos então que devido ao fato de que a última geração de processadores Intel é a 13 Geração. Serão aceitos processadores de 13 e 12 geração. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: Sim, o entendimento está correto.


    Questionamento 02: “Para o item 14: Está sendo solicitado o seguinte: “Deve possuir no mínimo 08 (oito) núcleos, e no mínimo 16 (dezesseis) Threads; Deve possuir memória cache de no mínimo 16 (dezesseis) MB, admitindo-se o cache combinado (L1+L2+L3); Deve possuir clock básico de no mínimo de 2,90 GHz. Não serão aceitas frequências de overclock para aferição do clock básico mínimo; Velocidade do Barramento de no mínimo 8 GT/s;” O processador compatível com as características solicitadas se refere ao i7- 10700, como somente trabalhamos com os processadores de última e penúltima geração, se formos ver o processador compatível com o solicitado seria o i7-12700. Entendemos então que atenderemos plenamente ao edital se ofertarmos o processador i7-12700 visto que ele é o substituto do processador solicitado que está disponível no mercado. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: Sim, o entendimento está correto. Será aceito produto ofertado para o item 14 equipado com processador i7-12700.

    Porém será aceito qualquer outro processador que atenda todas as especificações técnicas mínimas estabelecidas no Edital, com exceção da especificação “clock básico (frequência básica)”, que terá uma redução da exigência mínima, conforme explicado abaixo.

    Uma vez que devido a evolução tecnológica ocorrida no intervalo entre a elaboração do Edital do PE 99/2022, o qual seus itens remanescentes são os objetos a serem licitados no PE 195/2023, os processadores como regra tiveram uma diminuição da frequência base, em oposição ao aumento do desempenho, que aumentou consideravelmente.

    A frequência básica mínima no processador do item 14 no Edital foi estabelecida inicialmente em 2,90 GHz.

    Considerando também a resposta desta equipe técnica a um questionamento anterior da empresa Drive A (Questionamento 9), na qual foi acatada a aceitação da diminuição da frequência base do processador dos itens 19 e 20 (Computador Completo Tipo I), como formar de consubstanciar o entendimento para o processador do item 14 (Computador Completo Tipo III), entendemos que deverá será aceito processador com frequência básica mínima de 2,1 GHz, que é a frequência base do processador i7-12700 supracitado.

    O entendimento do parágrafo anterior complementa também o Questionamento 1 da empresa Drive A em seu Pedido de Esclarecimento citado acima, que foi sobre o mesmo processador (I7-12700).


    Questionamento 03: “Para o item 14: “FONTE DE ALIMENTAÇÃO Alimentação 110V (cento e dez volts) e 220V (duzentos e vinte volts), com chaveamento automático, e com potência MÁXIMA de 260W, com eficiência mínima de 85% quando em 50% de carga de trabalho; Deve possuir certificação 80 PLUS, pelo menos no nível BRONZE; Deve ser capaz de suportar configuração completa de acessórios e componentes do equipamento;” No mercado de hoje estão sendo providos equipamentos com cada vez mais opções de upgrade, opções essas que podem levar o equipamento a consumir um pouco mais de energia do que estávamos acostumados. Então os equipamentos ofertados pelas maiores fabricantes do mundo (DELL, LENOVO E HP) tiveram em seus desktops um aumento de 17% no tamanho das fontes projetadas para seus novos equipamentos. Entendemos então, que serão aceitas fontes com potência máxima de até 300W desde que possuam certificação 80plus conforme solicitada e que seja capaz de suportar a configuração completa de acessórios e componentes do equipamento. Visto que esse aceite traz maior economicidade para o órgão. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: Sim, o entendimento está correto.

    Considerando a especificação técnica apresentada no Edital, a potência máxima da Fonte de alimentação é de 260W. Entretanto, caso seja necessário suportar a configuração completa de acessórios e componentes do equipamento, entendemos que deverá ser aceita Fonte de Alimentação com potência superior, limitada ao máximo de 300W, desde que atenda as demais especificações mínimas estabelecidas.

    O aumento de 260W para 300W foi estipulado também visando aumentar a competitividade, permitindo a participação de mais fabricantes e de empresas licitantes no certame.




    Questionamento 04: “Para o item 15: Está sendo solicitado o seguinte: “Gabinete Small Form Factor ou Torre ou Mini torre – 32 GB RAM ECC – SSD 500 M.2 NVMe” e “DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 01 (um) Unidade de disco NVMe M.2 SSD de, no mínimo, 512 GB Classe 40 ou superior;” Estão sendo solicitadas dois tamanhos de ssd diferentes para o item em questão. Entendemos que nesse caso, deve ser entregue a maior volumetria solicitada, visto que atenderia as duas solicitações, e que ainda o trecho onde informa que o ssd é de 500GB se trata de um resumo e não faz parte das características do equipamento. Está correto o nosso entendimento?”

    Reposta: Sim, o entendimento está correto.

    Na descrição das especificações técnicas da workstation a ser ofertada para o item 15 (Computador Completo Tipo IV), no Anexo I do TR contido no Edital, consta o seguinte:

    “DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 01 (um) Unidade de disco NVMe M.2 SSD de, no mínimo, 512 GB Classe 40 ou superior; 01 (uma) Unidade de disco rígido interna de, no mínimo, 02 TB (dois terabytes), Padrão SATA III ou superior, 7.200 RPM;”

    Ou seja, o produto deverá vir com no mínimo 01 (um) SSD NVMe M.2 Classe 40 ou superior de no mínimo 512 MB, e no mínimo 01 (uma) unidade de disco rígido (HDD) interna de no mínimo 02 (dois) TB SATA III ou superior, 7.200 RPM.

    Em conformidade a uma resposta desta equipe técnica a um questionamento anterior da empresa/pessoa física Bruna Lack, será aceito SSD de 512 GB com velocidade de leitura mínima de 2000 mbps e de escrita mínima de 1000 mbps, desde que mantidas as demais especificações estabelecidas no Edital para o SSD incluso no item 15.





    Questionamento 05: “Para o item 15: Está sendo solicitado o seguinte: "Deve pertencer obrigatoriamente à última geração comercializada pelo fabricante do processador;" Entendemos então que devido ao fato de que a última geração de processadores Intel é a 13 Geração. Serão aceitos somente processadores de 13 geração. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: O entendimento NÃO está correto.

    Para o item 15 (Computador Completo Tipo IV), deverá ser ofertado workstation com processador XEON. Logo, não aplica o questionamento para a linha Core da Intel.

    Questionamento 06: “Para o item 19: Está sendo solicitado o seguinte: "Processador de arquitetura x86 com suporte a 64 bits; Deve possuir no mínimo 04 (quatro) núcleos, e no mínimo 08 (oito) Threads; Deve possuir memória cache de no mínimo 6 (seis) MB, admitindo-se o cache combinado (L1+L2+L3); Deve possuir clock básico de no mínimo de 3.0 GHz. Deve pertencer, no mínimo, à penúltima geração comercializada pelo fabricante do processador Deve atingir índice de, no mínimo, 7.400 pontos para o desempenho, tendo como referência a base de dados Passmark CPU Mark disponível no site https://www.cpubenchmark.net/cpu_list.php;" Está sendo solicitado um processdor compatível com um processador de 10ª geração. E está sendo solicitado tambem que deve ser de penúltima ou ultima geração. Entendemos então que será aceito processador de 12ª geração que atenda o numero de núcleos solicitados e a pontuação de desempenho solicitada. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: O entendimento está parcialmente correto.

    O edital exige que o processador incluso no produto ofertado para o item 19 (Computador Completo Tipo I) seja da penúltima ou última geração. O processador deve atender a todas as especificações técnicas mínimas estabelecidas no Edital (núcleos, cache, Benchmark, etc), com exceção da especificação “clock básico (frequência básica)”, que terá uma redução da exigência mínima, conforme explicado abaixo.

    Uma vez que devido a evolução tecnológica ocorrida no intervalo entre a elaboração do Edital do PE 99/2022, o qual seus itens remanescentes são os objetos a serem licitados no PE 195/2023, os processadores como regra tiveram uma diminuição da frequência base, em oposição ao aumento do desempenho, que aumentou consideravelmente.

    A frequência básica mínima no processador do item 19 no Edital foi estabelecida inicialmente em 3,00 GHz.

    Considerando também a resposta desta equipe técnica a um questionamento anterior da empresa Drive A (Questionamento 9), na qual foi acatada a aceitação da diminuição da frequência base do processador dos itens 19 e 20 (Computador Completo Tipo I), como formar de consubstanciar o entendimento para o processador do item 19 (Computador Completo Tipo I), entendemos que deverá será aceito processador com frequência básica mínima de 2,2 GHz.




    Questionamento 07: “Para o item 19: Está sendo solicitado o seguinte: "Os equipamentos deverão ser entregues com a versão mais recente do sistema operacional Microsoft Windows 10 Professional 64 Bits OEM pré-instalado no Idioma Português do Brasil" e "DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 1 (uma) Unidade de disco rígido interna de no mínimo 2,5” polegadas, no mínimo, 01 TB (um terabyte), Padrão SATA III ou superior e 7.200 RPM;" Está sendo solicitado o windows 10 pro na sua versão mais recente que seria o windows 11 pro. E, é recomendação da Microsoft que o windows 11 seja instalado em SSD. Entendemos então que para suprir o dispositivo de armazenamento solicitado pode ser ofertado um SSD de 256Gb para maior compatibilidade com o sistema operacional. Está correto o nosso entendimento?”

    Resposta: Sim, o entendimento está correto.

    Visando um aumento significativo no desempenho do computador, o que ocasionará uma maior vantajosidade a administração pública, será aceito computador equipado com SSD de 256 GB e Windows 11 Professional.

    Sobre a aceitação do Windows 11 Pro: uma vez que na descrição do item 19 do Anexo I do Termo de Referência constante no Edital é exigido que “Os equipamentos deverão ser novos, sem uso e estarem sendo produzidos em série na época da entrega, comprovado através de declaração do fabricante”, e que “deverá ser fornecido instalado ou disponibilizar na internet software do próprio fabricante que permita a verificação e instalação das últimas atualizações de todas as ferramentas e drivers disponíveis pelo fabricante e do Sistema Operacional (Windows) (grifo nosso)”, caso a versão do Windows exigida no Edital esteja descontinuada e/ou não seja possível aplicar atualizações (patches) na mesma, o computador a ser ofertado deve vir configurado com a versão do Windows mais recente, sucedânea da versão exigida no edital, que é atualmente a versão 11 Professional.


    Questionamento 08: “Para os itens: 3, 6, 14, 15, 17, 18, 19, 20, 24, 25. Está sendo solicitado o seguinte: "Em caso de necessidade de troca do disco rígido por falha ou pré-falha, o disco rígido com problema deverá ficar em posse do cliente, por medida de segurança e confidencialidade de informações" Não ficou claro quanto a entrega do disco, se deve ser feita no ato da troca ou se deve ser entregue ao almoxarifado do órgão, ao setor de TI ou fiscal do contrato? Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo para prosseguirmos com o processo.”

    Resposta: Uma vez que os integrantes das equipes de TI da Contratante são os colaboradores qualificados que podem identificar e/ou diagnosticar o defeito, além de acompanhar o técnico da Contratada (ou da Assistência Técnica autorizada) durante a visita técnica na sede da Contratante, esta equipe técnica entende ser uma boa prática que o disco rígido (HDD) ou SSD com defeito (falha ou pré-falha) fique de posse da Equipe de TI da Contratada no ato da substituição do HDD ou SSD com defeito..

  • Data da resposta
    16/11/2023 às 11:23:07