Pregão Eletrônico Nº 337/2023

Pregão Eletrônico Nº 337/2023

  • Objeto
    Registro de preços para fornecimento equipamentos informática III (Remanescentes PE 99/2022, 195/2023 e 326/2023). 3ª chamada
  • Data de abertura
    28/02/2024 às 08:30
  • Servidor Responsável
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA
  • Orgão Requisitante
    Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados
  • Status
    Em andamento

Esclarecimento

Solicitante

  • Nome
    Matheus

Pedido de Esclarecimento

  • Assunto
    Solicitação de Esclarecimentos
  • Descrição
    No ANEXO I - DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E QUANTITATIVOS GERAL

    Item 1 – Notebook Com tela de 14’’, SSD 256 GB M.2 NVMe e 16 GB - RAM

    5. ARMAZENAMENTO

    5.1.01 (uma) unidade de estado sólido (SSD) PCIe NVMe M.2 de no mínimo 256 GB Classe 35 ou superior;

    Questionamento 1: A termologia " CLASSE 35" é exclusiva do fabricante Dell e não é utilizada por nenhum outro fabricantes. https://www.dell.com/pt-br/shop/dell-m2-pcie-nvme-class-35-2230-unidade-de-estado-s%C3%B3lid-256gb/apd/ab292880/armazenamento-e-drives

    Os fabricantes Lenovo e HP fazem uso da termologia usual do mercado, isso é, discos M.2 NVME PCIe 4.0 x4. Basicamente os discos SSD se diferenciam pela sua velocidade de escrita e gravação, quando maiores forem essas velocidades, maiores serão suas "classes".

    Apenas para conhecimento, os discos M.2 NVME PCIe 4.0 x4 utilizados nos notebooks Lenovo atingem velocidades de 3.500Mbps de gravação e 2.1000Mbps de leitura. Nesse sentido, com o intuito de evitar o direcionamento a um único fabricante que possui essa nomenclatura, entendemos que serão aceitos discos SSD M.2 NVME 2280 PCIe 4.0 X4 com velocidades mínimas de leitura e gravação de 3.500Mbps e 2.100Mbps respectivamente. Entendimento correto?

    Caso o entendimento anterior não esteja correto, solicitamos esclarecer.

    7. GABINETE

    7.1. Deve possuir botão de liga/desliga e luzes de indicação pelo menos de atividade de unidade de disco rígido e de notebook ligado (Power-on);

    Questionamento 2: Com o intuito de reduzir a espessura dos chassis/gabinetes dos notebooks, os fabricantes removeram alguns componentes que ocupavam espaço para promover essa redução do chassi. O LED físico que indicava a atividade de unidade de disco rígido foi removido, devido não haver necessidade, pois o próprio disco rígido possui a funcionalidade S.M.A.R.T, que monitora os setores do disco identificando possíveis falhas. Além disso, o BIOS dos equipamentos possui teste de diagnóstico nativo capaz de identificar falhas no hardware, independente do sistema operacional, possibilitando a abertura do chamado de garantia mediante a apresentação de código de erro. Devido a essas evoluções, o led físico foi descontinuado nesse modelo de equipamento.

    Conforme exposto acima, haja vista que o equipamento possui outras funcionalidades avançadas que permitem monitorar o status de atividade de unidade de disco rígido, tanto via funcionalidade S.M.A.R.T presente nos discos, como via BIOS, entendemos que caso o equipamento possua as duas funcionalidades, não será necessária a presença de luzes de indicação de unidade de disco rígido. O nosso entendimento está correto?

    8. SISTEMA OPERACIONAL

    8.1. Os equipamentos deverão ser entregues com a versão mais recente do sistema operacional Microsoft Windows 10 Professional 64 Bits OEM pré-instalado no Idioma Português do Brasil;

    Questionamento 3: Recentemente recebemos um comunicado da fabricante Lenovo, fabricante dos microcomputadores, informando da previsão da descontinuação do sistema operacional Windows 10 Professional / Windows 10 Professional mediante downgrade do Windows 11 Professional. Esse comunicado segue o padrão do mercado em migrar/atualizar os microcomputadores para uso apenas com a última versão do sistema operacional Windows, versão 11.

    Neste sentido, entendemos que será aceito como versão superior o fornecimento da licença OEM do Windows 11 Professional 64 bits em português brasileiro. O nosso entendimento está correto?

    Item 12 - Computador Completo Tipo IV – Workstation – Gabinete Small Form Factor ou Torre ou Mini torre – 32 GB RAM ECC – SSD 500 M.2 NVMe + 2 TB HD SATA3

    PROCESSADOR

    TDP MÁXIMO DE 80 W

    Questionamento 4: À última geração da família Xeon, comercializada pelo fabricante do processador, possui TDP superior ao mencionado no edital. Neste sentido entendemos que poderemos considerar as especificações do TDP com base nessa nova família Xeon que está sendo comercializada atualmente pelo fabricante do processador. Nosso entendimento está correto?

    PLACA MÃE

    02 (duas) portas de saída DisplayPort 1.4 ou superior;

    Questionamento 5: Por se tratar de uma Workstation mais “robusta” equipada com processadores Xeon, essa família de processador, não possui embarcado controlador gráfico como temos em outros modelos, como por exemplo da família Core i, que possui embarcado o chip gráfico Intel UHD Graphics. Por esse motivo, equipamentos que possuem processador da família Xeon configurado, necessitam de uma placa gráfica dedicada configurada, pois não possuem saídas de vídeo onboard na placa-mãe, devido ao processador não possuir controlador gráfico embarcado. Como o edital exige uma Placa de Vídeo off-board, configurada no equipamento, com no mínimo 4 (quatro) conectores de vídeo sendo, ao menos 02 (dois) nativos no padrão Displayport ou mini-Displayport e capaz de controlar pelo menos quatro monitores simultaneamente, entendemos que não há necessidade do equipamento possuir saída de vídeo onboard na placa-mãe, pois será utilizado as saídas da placa de vídeo off-board. Nosso entendimento está correto?

    DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO

    01 (uma) unidade de mídia óptica interna do tipo DVD±RW, com tecnologia Dual Layer, Padrão SATA ou superior, com indicador luminoso de atividade e mecanismo de ejeção de
    emergência na parte frontal da unidade.

    Questionamento 6: Haja vista que tal tecnologia está em processo de descontinuação, devido ao crescente aumento dos recursos da nuvem, entendemos que será aceito o fornecimento de unidade de DVD-RW externa que se conecta através de porta USB. Entendimento correto?






  • Recebido em
    26/01/2024 às 08:25:27

Resposta

  • Responsável pela resposta
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA

  • Resposta
    Por tratar-se de descritivo do objeto (análise técnica), encaminhos seu pedido ao setor de Planejamento/ ALICC, que nos respondeu nos seguintes termos, ora transcritos:
    (...)
    Questionamento 1 referente ao descritivo do item 1 – Notebook Com tela de 14’’, SSD 256 GB M.2 NVMe e 16 GB – RAM:
    Sim, o entendimento está correto, tendo em vista que a diferenciação entre os diversos discos se dá principalmente por suas velocidades de leitura e gravação, de modo que é apropriado aceitar discos SSD M.2 NVMe 2280 PCIe 4.0 x4 com as velocidades mínimas especificadas, garantindo assim que os dispositivos atenderão aos requisitos de desempenho necessários para as aplicações e cargas de trabalho previstas.
    Questionamento referente ao 7. GABINETE 7.1. Deve possuir botão de liga/desliga e luzes de indicação pelo menos de atividade de unidade de disco rígido e de notebook ligado (Power-on):
    Resposta: Sim, o entendimento está correto, posto que os avanços tecnológicos nos dispositivos demonstram as funcionalidades citadas de monitoramento, identificação de falhas e testes de diagnóstico nativos, a presença física do LED indicador de atividade de unidade de disco rígido pode ser dispensável em modelos de equipamentos mais recentes.
    Portanto, essas melhorias oferecem meios alternativos e eficazes para monitorar o status da unidade de disco rígido, tornando a presença de luzes indicadoras redundante em certos casos. Portanto, caso o equipamento em questão ofereça essas funcionalidades avançadas, a ausência das luzes indicadoras de unidade de disco rígido pode ser considerada aceitável, mantendo a eficiência na monitorização do sistema.
    Questionamento referente ao 8. SISTEMA OPERACIONAL 8.1. Os equipamentos deverão ser entregues com a versão mais recente do sistema operacional Microsoft Windows 10 Professional 64 Bits OEM pré-instalado no Idioma Português do Brasil:
    Sim, o entendimento está correto, para garantir a conformidade com as melhores práticas e visando maximizar a performance e o tempo de vida útil dos dispositivos, a oferta deverá incluir a licença do Sistema Operacional Microsoft Windows mais recente disponível no mercado, atualmente a versão Microsoft Windows 11 PRO.
    Assim sendo, demonstra-se que isso assegurará que os equipamentos fornecidos atendam aos mais altos padrões de desempenho e segurança, proporcionando uma solução atualizada e alinhada com as mais recentes tecnologias oferecidas pelo mercado.
    Questionamento referente ao Item 12 - Computador Completo Tipo IV – Workstation – Gabinete Small Form Factor ou Torre ou Mini torre – 32 GB RAM ECC – SSD 500 M.2 NVMe + 2 TB HD SATA3 PROCESSADOR TDP MÁXIMO DE 80 W:
    Sim, o entendimento está correto, pois considerando que a última geração da família Xeon, comercializada pelo fabricante do processador, possui um TDP superior ao mencionado no edital, é justificável considerar as especificações do TDP com base nessa nova família Xeon atualmente disponível no mercado.
    Sendo assim, observa-se que essa abertura para processadores Xeon com valores de TDP superiores ao especificado no edital amplia as opções de escolha e possibilita a utilização de tecnologias mais recentes que atendam às necessidades de desempenho e eficiência energética para a configuração proposta de workstation.
    Questionamento referente a PLACA MÃE 02 (duas) portas de saída DisplayPort 1.4 ou superior:
    Sim, o entendimento está correto, tendo em vista que as Workstations equipadas com processadores Xeon não possuem controlador gráfico integrado, como acontece em modelos da família Core i. Portanto, considerando que o edital requer uma placa de vídeo off-board configurada no equipamento e que seja capaz de controlar pelo menos quatro monitores simultaneamente, não há necessidade do equipamento possuir saída de vídeo onboard na placa-mãe, uma vez que as saídas serão utilizadas exclusivamente pela placa de vídeo off-board conforme especificado. Portanto, este entendimento garante a conformidade com os requisitos do edital e a funcionalidade adequada para as necessidades da Workstation proposta.
    Questionamento referente aos DISPOSITIVOS DE ARMAZENAMENTO 01 (uma) unidade de mídia óptica interna do tipo DVD±RW, com tecnologia Dual Layer, Padrão SATA ou superior, com indicador luminoso de atividade e mecanismo de ejeção de emergência na parte frontal da unidade:
    Sim, o entendimento está correto, desde que a unidade de DVD±RW externa ofertada seja do mesmo fabricante do computador ou homologado pelo mesmo, conforme é exigido na coluna Descrição (das especificações técnicas) do referido item no Anexo I do Termo de Referência contido no Edital. Isso garante a compatibilidade e integração adequadas do dispositivo externo com o computador fornecido, mantendo a qualidade e desempenho esperados. Portanto, o fornecimento de uma unidade de DVD-RW externa é aceitável, desde que atenda a esses critérios de homologação.

  • Data da resposta
    02/02/2024 às 09:03:27