Pregão Eletrônico Nº 337/2023

Pregão Eletrônico Nº 337/2023

  • Objeto
    Registro de preços para fornecimento equipamentos informática III (Remanescentes PE 99/2022, 195/2023 e 326/2023). 3ª chamada
  • Data de abertura
    28/02/2024 às 08:30
  • Servidor Responsável
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA
  • Orgão Requisitante
    Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados
  • Status
    Em andamento

Esclarecimento

Solicitante

  • Nome
    PRIMETECH INFORMÁTICA

Pedido de Esclarecimento

  • Assunto
    PEDIDO DE ESCLARECIMENTO
  • Descrição
    Devido à impossibilidade de anexar documentos aos esclarecimentos no sítio eletrônico http://www.maceio.al.gov.br, encaminhamos também o esclarecimento por e-mail.

    Dropbox com documento anexado ao e-mail.
    https://www.dropbox.com/scl/fi/stugszciu13geyi2wh06g/Simula-o-DRAID-1-layout.pdf?rlkey=if77cuhk3riasvywqp14a7cv6&dl=0


    Dessa forma, dirigimo-nos respeitosamente à presença de Vossas Senhorias para solicitar, conforme faculta a legislação pertinente, o devido ESCLARECIMENTO sobre a disposição contida no ato de convocação epigrafado, conforme detalhado a seguir:

    Item 6 e 8 – Storage iSCSI - No mínimo 28TB de armazenamento

    1º esclarecimento:

    No termo de referência solicita: “1.5.A solução de armazenamento deverá híbrida, ou seja, deverá suportar o uso simultâneo no mesmo enclosure ou gaveta, de discos mecânicos do tipo NL-SAS de 7.2K RPM, SAS de 10K/15K RPM e discos de estado sólido SSD, logo, devendo suportar diferentes tipos de unidades, taxas de transferência e velocidades de rotação combinadas no mesmo Array;”

    Pretendemos ofertar storage IBM FS5045, que sendo um equipamento de última geração , não possui mais suporte a discos SAS 15K rpm . Estes discos estão em desuso em virtude do custo muito elevado e performance muito inferior se comparados aos discos SSD . O IBM FS5045 não possui discos SAS 15k rpm, mas tem opções de discos SSD até 30.72TB. Considerando que o fornecimento imediato será apenas com discos de 10 Krpm. Considerando a necessidade e interesse em permitir o máximo de competitividade ao certame, mas sem perda de qualidade. Entendemos que se ofertarmos storage sem suporte a discos SAS 15K rpm, porém, com suporte a discos SSD de até 30.72TB , com maior performance e menor custo por GB , atenderemos ao termo de referência. O nosso entendimento está correto ?


    2º esclarecimento:

    No termo de referência solicita: “1.7.A solução de armazenamento deverá suportar multiprotocolo nativamente, ou seja, deverá dar suporte simultâneo aos protocolos de rede e interfaces iSCSI e FibreChannel;”

    Considerando a totalidade das especificações técnicas , entendemos que ao ofertarmos equipamentos que trabalham apenas com Blocos estaremos atendendo ao termo de referência . O nosso entendimento está correto ?

    3º esclarecimento:

    No termo de referência solicita: “1.11. A solução de armazenamento deve oferecer os seguintes níveis de proteção RAID: 0, 1, 5, 6, 10 e 50, sendo que qualquer combinação de níveis de RAID possam existir em um único array;”


    A IBM e diversos outros fabricantes excluíram dos modelos lançados mais recentemente o suporte a RAID 0 , 1 e 10 e 50 , exclusivamente em função da falta de uso destes em detrimento dos RAID 5 e 6 . Como está sendo exigido suporte a RAID 0 e 10 , demonstraremos abaixo que o RAID 1 DISTRIBUÍDO , que é proprietário da IBM , tem equivalência com o tradicional RAID 10 e 0 .

    DRAID 1 (Distributed RAID 1 ) foi lançando recentemente , em Nov-2019 na atualização do IBM Spectrum Virtualize, que é o software de gerência dos Storages IBM da família Flash System .

    Desta forma , faremos uma breve explicação conceitual sobre RAID tradicional ( TRAID ) e RAID distribuído ( DRAID ) com o objetivo de demonstrarmos a equivalência ( na verdade superioridade ) em segurança e desempenho entre o DRAID1 e o RAID10 :

    RAID 10 Tradicional (Outros fabricantes

    O RAID 10 tradicional é a junção do espelhamento do RAID 1 mais a performance do RAID 0. Ele utiliza Divisão de Dados e Espelhamento, só podendo ser executado por no mínimo 4 discos. E, nele, os dados são divididos em blocos que são escritos em todos os discos, de forma simultânea. Para sua execução, são necessários, pelo menos, dois subgrupos de discos em RAID 1, que são agregados em um único RAID 0. Assim, o arranjo total permite que os dados sejam gravados em todos os discos simultaneamente, sendo que cada subgrupo fica com um disco para produção e outro para espelhamento.
    Isso aumenta a performance de escrita, mas aumenta o custo por ter que haver o dobro de discos. Tradicional (TRAID) tem um ponto fraco, pois sofre de reconstruções lentas da unidade devido a todas as gravações que precisam ser colocadas em fila para serem gravadas em uma única unidade. Além disso, o hot spare custa dinheiro, mas não contribui com nada para o array até que haja uma falha.

    Quando uma unidade falha em uma matriz TRAID, é iniciado um processo que ajudará a corrigir a situação. Lembre-se de que o Spare está sentado ao lado sem fazer absolutamente nada. Em caso de falha, a unidade sobressalente avança para ser usada pela matriz como uma unidade de substituição. Neste ponto, o sobressalente está preparado para começar a receber dados de paridade do resto do array. Infelizmente, como o sobressalente é um único drive, o restante dos drives devem colocar seus dados de paridade na fila também e o sobressalente se torna um gargalo que retarda o processo. Esse gargalo é a fraqueza de que o TRAID sempre sofrerá. No passado essa fraqueza não era um grande problema. Mas, como as capacidades dos drives continuaram a aumentar, o gargalo do hot spare tornou-se mais um problema e os tempos de reconstrução continuaram aumentando.

    Dessa forma, o RAID 10 consegue entregar um desempenho de gravação excelente, sem deixar a desejar no fator segurança, mas em caso de reconstrução o processo pode ser muito demorado .





    Distributed RAID 1 (IBM)

    Para eliminar os pontos fracos dos RAIDs tradicionais ( reconstrução lenta e disco Spare sem utilidade ) , a IBM criou o RAID distribuído (DRAID). No DRAID, o Spare é incluído e distribuído por todo o array. Isso significa que o sobressalente é um participante ativo na matriz e sempre contribui para o desempenho. Essa abordagem também ajuda a resolver o problema de reconstrução que os clientes enfrentam com o TRAID.

    Um dos maiores benefícios do RAID distribuído (DRAID) em relação ao RAID tradicional (TRAID) é a velocidade de reconstrução da unidade. Portanto, quando uma unidade falha em uma matriz DRAID, muitas coisas ocorrem rapidamente. Lembre-se de que o Spare está ativamente espalhado por toda matriz DRAID, proporcionando desempenho, em vez de simplesmente ficar sentado de lado e não fazer nada como faz com o TRAID.
    Como o sobressalente está espalhado por todas as unidades na matriz DRAID, isso possibilita que todas as unidades comecem a gravar dados de paridade simultaneamente, o que pode tornar a reconstrução mais de 5x mais rápida do que com o mesmo número de unidades em uma matriz TRAID. Devido à tecnologia subjacente ao DRAID 1, as gravações de dados são aproximadamente 25% mais rápidas do que gravações semelhantes no TRAID 1.
    As matrizes RAID 1 distribuídas ( DRAID 1 ) consistem em duas faixas espelhadas que são distribuídas por todas as unidades membro. Essas matrizes distribuídas podem suportar apenas 2 unidades, sem área de reconstrução, e de 3 a 16 unidades, com uma única área de reconstrução. As matrizes distribuídas RAID 1 podem tolerar uma única unidade membro com falha quando uma área de reconstrução está instalada. Se uma unidade membro falhar em uma matriz RAID 1 distribuída que contém apenas duas unidades membro, ou se a área de reconstrução não estiver mais disponível, a matriz se degradará. Ao contrário do RAID 5 e 6 distribuído, o RAID 1 distribuído não contém faixas de paridade. Para restaurar a redundância de matrizes de armazenamento distribuídas degradadas, o processo de reconstrução no local é usado, reconstruindo os dados diretamente de volta na unidade do membro substituído. Matrizes RAID distribuídas degradadas com apenas duas unidades membro usam o processo de reconstrução no local para restaurar a redundância, copiando os dados diretamente de volta na unidade membro substituída.
    O Distributed RAID 1 é similar ao RAID 10 tradicional, porém, tem a vantagem de utilizar arranjos com menos discos e ainda possui a possibilidade de utilizar discos SPARE (sobressalentes) em sua matriz, oferecendo a mesma segurança com uma performance superior .
    Abaixo a documentação e em destaque o resumo do conceito do DRAID 1 , que por ser um RAID 1 distribuído, tem equivalência com o RAID 1 ( mirror ) + 0 ( stripping = espanar = distribuir ) . No caso o RAID 0 faz uma distribuição dos blocos pelos diversos discos , da mesma forma que o DRAID .

    Segue link com mais detalhes:
    https://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?htmlfid=897/ENUS220-419&infotype=AN&subtype=CA
    https://www-01.ibm.com/common/ssi/cgi-bin/ssialias?htmlfid=897/ENUS220-419&infotype=AN&subtype=CA

    Overview:

    • DRAID 1 support provides the ability to extend distributed RAID advantages to smaller pools of drives. This improves performance over traditional RAID 1 implementations, allowing users to make better use of flash technology.

    Adding DRAID 1 support provides the ability to establish DRAID mirroring to smaller numbers of drives than with other levels of DRAID, reducing the minimum cost requirements to implement DRAID in a system. Traditional RAID 1 writes to one drive from the host but can read from both. Distributing the primary data between the drives in DRAID allows both reading and writing to both drives, improving overall performance in both I/O operations and during rebuilds. DRAID 1 supports a minimum of two drives, with no requirement to establish a rebuild area in two-drive configurations. Two-drive configurations are limited to SCM devices and flash drives, where the cost of additional devices can make DRAID 6 impractical in some instances.

    Para facilitar o entendimento do funcionamento do DRAID 1 e , usando a ferramenta oficial para dimensionamento de Arrays ( Storage Modeller ) , fizemos uma simulação utilizando 11 discos de 2.4TB SAS em DRAID1 .

    No documento em anexo (Simulação DRAID 1 layout ) , a primeira tela é a configuração criada e na segunda o resultado , acrescido de explicações para facilitar o entendimento .

    Desta forma , entendemos que será aceito a oferta de DRAID 1 em substituição ao TRAID 0 e 10 . O nosso entendimento está correto ?

    Quanto ao RAID 50 , considerando que a grande maioria dos equipamentos mais atuais ( HPE MSA2060 ; Lenovo DE4000H; DELL ME5024 ; IBM FS5015 ; IBM FS5045) não suportam RAID 50 . Considerando que , em virtude de quantidade elevada de discos necessários para implementação do RAID 50 , este está há bastante tempo em desuso . Considerando a necessidade e interesse em permitir o máximo de competitividade ao certame, mas sem perda de qualidade . Entendemos que serão aceitos equipamentos sem suporte a RAID 50 . O nosso entendimento está correto ?

    4º esclarecimento:

    No termo de referência solicita: “3.COMPATIBILIDADE3.1.A solução de armazenamento deve ser suportada pelas seguintes plataformas: Windows 2016 e 2012 R2, RHEL 6.9 e 7.4, SLES 12.3 e VMware 6.5”

    Considerando que os Sistemas Windows 2012 R2, RHEL 6.9 e VMware 6.5 já foram descontinuados pelos respectivos fabricantes , entendemos que serão aceitos equipamentos com suporte as versões mais atuais . O nosso entendimento está correto ?

    Por fim, reputando o esclarecimento solicitado como de substancial mister para o correto desenvolvimento do certame, rogamos, seja o mesmo prestado dentro do prazo.


    Atenciosamente,

    Primetech Informática Eireli
    CNPJ N.º 03.812.745/0002-24
    Tel:(21) 98269-0205/2569-9588
  • Recebido em
    31/01/2024 às 15:40:20

Resposta

  • Responsável pela resposta
    CRISTINA DE OLIVEIRA BARBOSA

  • Resposta
    Por tratar-se de questionamento quanto mao descritivo do objeto, submetemos seu pedido de esclarecimento à análise da equipe técnica que nos respondeu nos seguintes termos, ora transcritos:

    No tocante ao descritivo do item, informamos estão descritos, conforme a pratica de mercado, de sorte que os interessados devem atender os requisitos estabelecidos no edital, como também na legislação vigente para perfeito fornecimento do bem, consoante a pratica de mercado, com base no princípio da boa-fé objetiva.
    Questionamento 1 referente ao descritivo do item 6 e 8:
    Storage iSCSI - No mínimo 28TB de armazenamento 1º esclarecimento: No termo de referência solicita: “1.5.A solução de armazenamento deverá híbrida, ou seja, deverá suportar o uso simultâneo no mesmo enclosure ou gaveta, de discos mecânicos do tipo NL-SAS de 7.2K RPM, SAS de 10K/15K RPM e discos de estado sólido SSD, logo, devendo suportar diferentes tipos de unidades, taxas de transferência e velocidades de rotação combinadas no mesmo Array;” Pretendemos ofertar storage IBM FS5045, que sendo um equipamento de última geração , não possui mais suporte a discos SAS 15K rpm . Estes discos estão em desuso em virtude do custo muito elevado e performance muito inferior se comparados aos discos SSD . O IBM FS5045 não possui discos SAS 15k rpm, mas tem opções de discos SSD até 30.72TB. Considerando que o fornecimento imediato será apenas com discos de 10 Krpm. RESPOSTA: Em razão da análise do setor técnico desta ALICC, informamos que: A respeito dos itens 6 e 8 em atenção ao Edital do PE 337.2023 os interessados devem ofertar
    proposta em conformidade ao item descrito STORAGEISCSI – No miminho 28TB, a fim de garantir o resultado mais eficiente para administração, de sorte que os interessados devem atender as especificações contidas no instrumento convocatório.
    Considerando a necessidade e interesse em permitir o máximo de competitividade ao certame, mas sem perda de qualidade. Entendemos que se ofertarmos storage sem suporte a discos SAS 15K rpm, porém, com suporte a discos SSD de até 30.72TB , com maior performance e menor custo por GB , atenderemos ao termo de referência. O nosso entendimento está correto ?
    RESPOSTA: Não, o entendimento não está correto.
    Embora a capacidade de suporte a discos SSD possa oferecer benefícios, é necessário que a alternativa atenda aos requisitos técnicos estabelecidos no edital, de forma a garantir que a solução proposta seja compatível com as necessidades operacionais, de desempenho e de disponibilidade de hardwares do órgão contratante.
    QUESTIONAMENTO 2: No termo de referência solicita: “1.7.A solução de armazenamento deverá suportar multiprotocolo nativamente, ou seja, deverá dar suporte simultâneo aos protocolos de rede e interfaces iSCSI e FibreChannel”. Considerando a totalidade das especificações técnicas , entendemos que ao ofertarmos equipamentos que trabalham apenas com Blocos estaremos atendendo ao termo de referência . O nosso entendimento está correto ?
    Resposta: Não, o entendimento não está correto. Com base na especificação técnica mencionada no item 1.7 do termo de referência, que requer o suporte simultâneo aos protocolos de rede e interfaces iSCSI e FibreChannel, é importante destacar que, embora a especificação técnica mencione o suporte nativo multiprotocolo, isso não implica necessariamente que a solução de armazenamento não deva oferecer suporte a outros tipos de armazenamento além do armazenamento em bloco. O descritivo do objeto deste Edital enfatiza o suporte simultâneo aos protocolos iSCSI e FibreChannel, o que pode ser interpretado como uma priorização do armazenamento em bloco para atender às necessidades específicas do objeto.
    QUESTIONAMENTO 3: referente ao item 1.11. A solução de armazenamento deve oferecer os seguintes níveis de proteção RAID: 0, 1, 5, 6, 10 e 50, sendo que qualquer combinação de níveis de RAID possam existir em um único array;” Desta forma , entendemos que será aceito a oferta de DRAID 1 em substituição ao TRAID 0 e 10 . O nosso entendimento está correto ? Resposta: Sim, o entendimento está correto. Considerando que o RAID 50 é uma tecnologia em desuso e levando em conta as possíveis limitações e riscos associados a ela, principalmente em cenários possíveis de falhas catastróficas, será aceito que os equipamentos ofertados não incluam suporte ao RAID 50, desde que atendam aos demais requisitos estabelecidos no edital.
    QUESTIONAMENTO 4: referente ao item “3.COMPATIBILIDADE3.1.A solução de armazenamento deve ser suportada pelas seguintes plataformas: Windows 2016 e 2012 R2, RHEL 6.9 e 7.4, SLES 12.3 e VMware 6.5”. Considerando que os Sistemas Windows 2012 R2, RHEL 6.9 e VMware 6.5 já foram descontinuados pelos respectivos fabricantes , entendemos que serão aceitos equipamentos com suporte as versões mais atuais . O nosso entendimento está correto ?
    Resposta: Sim, o entendimento está correto. Considerando que as versões mencionadas já foram descontinuadas pelos fabricantes, serão aceitos que os equipamentos ofereçam suporte às versões mais recentes das plataformas mencionadas, conforme disponibilizadas pelos respectivos fabricantes. É fundamental garantir que os sistemas de armazenamento sejam compatíveis com as versões atualizadas das plataformas mencionadas no edital, a fim de garantir a integridade e a eficiência operacional dos sistemas

  • Data da resposta
    07/02/2024 às 08:43:16