Pregão Eletrônico Nº 3/2024

Pregão Eletrônico Nº 3/2024

  • Objeto
    Registro de Preços para futura e eventual contratação de empresa especializada no fornecimento de AR CONDICIONADO COM INSTALAÇÃO, para atender à necessidade da Secretaria Municipal de Educação do Município de Maceió/AL.
  • Data de abertura
    11/04/2024 às 09:00
  • Servidor Responsável
    Elizame Guedes Evangelista
  • Orgão Requisitante
    Secretaria M. de Educação
  • Status
    Em andamento

Esclarecimento

Solicitante

  • Nome
    JLM DISTRIBUIDORA

Pedido de Esclarecimento

  • Assunto
    EQUIPAMENTO SPLIT HI-WALL CONVENCIONAIS POSSUEM SELO E DIANTE NORMATIVA DO INMETRO DE JANEIRO DE 2023
  • Descrição
    Diante a normativa do inmetro de janeiro de 2023, os equipamentos de ar condicionado do tipo split hiwall convencionais on/off, os mesmos possuem selo de classificação energética tipo E.

    Em análise ao edital, foi possível verificar que é solicitado equipamentos com
    classificação energética “A”. Contudo, de acordo com a nova portaria do INMETRO de janeiro
    deste ano, os aparelhos split hi-wall on/off passaram a ter selo “E”, sendo que, apenas os
    equipamentos do tipo inverter possuem selo “A”.

    Conforme indicado, desde o dia 1º de janeiro de 2023 os equipamentos split
    hi-wall comuns (on/off) não possuem mais a classificação energética do tipo A no selo do
    INMETRO, agora os equipamentos on/off estão vindo com a classificação E ou F. Veja-se em:
    https://www.webarcondicionado.com.br/nova-certificacao-inmetro-ar-condicionado.


    O que vai ser feito ? Vai ser aceito os equipamentos com selo E ou é pra colocar equipamentos inverter que atendem a classificação !
  • Recebido em
    10/04/2024 às 10:52:05

Resposta

  • Responsável pela resposta
    Elizame Guedes Evangelista

  • Resposta

    Prezados, segue resposta da equipe técnica com relação ao pedido de esclarecimento da empresa JLM DISTRIBUIDORA:


    "Versam os autos sobre registro de preços para futura e eventual contratação de empresa
    especializada no fornecimento de ar condicionado com instalação, para atender à necessidade da
    administração pública.

    I- II- DA TEMPESTIVIDADE
    Salienta-se que o pedido de esclarecimento é intempestivo, posto que foi interposta fora do
    prazo legal, conforme prevê o Art. 164 da Lei 14.133.2021, in verbis:
    Art. 164. Qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na
    aplicação desta Lei ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos, devendo protocolar o
    pedido até 3 (três) dias úteis antes da data de abertura do certame.
    Parágrafo único. A resposta à impugnação ou ao pedido de esclarecimento será divulgada em sítio
    eletrônico oficial no prazo de até 3 (três) dias úteis, limitado ao último dia útil anterior à data da
    abertura do certame.
    Nada obstante, será respodido para sanar as duvidas dos ineterssados no que tange a
    apresentação de proposta, nos termos da certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia,
    Qualidade e Tecnologia), bem como o descritivo do edital.
    II- ACERCA DAS RAZÕES DO PEDIDO
    Em resposta ao pedido de esclareciemento apresentado pela interessada, informamos que a
    aludida interpelação foi analisada, e acerca dela formado um juízo de convencimento, conforme
    passamos a demonstrar de plano:
    Assim, verifica-se que há a possibilidade de aceitar a proposta do licitante de acordo com a
    exigência estabelecida pela nova certificação do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade
    e Tecnologia), haja vista que esse tem competencia para padronizar a etiqueta de aparelhos como o arcondicionado com a classificação de eficiência energética mais precisa, de sorte que a obrigatoriedade
    será para todos os fabrigantes. Por conseguinte, a mudança da tabela será para identificar os
    produtos com compressor do tipo Inverter, pois somente esses modelos com a tecnologia inverter são
    classificados com o selo A após a alteração.
    Ademais, verifica-se que a mudança de etiqueta de classificação de eficiência energética pode
    ser alterada de acordo com os novos estudos tecnicos, sendo razoavel a entrega do produto conforme a
    regulamentação atual aplicavel, pois não haverá nenhum prejuizo para administração publica nem
    para a elaboração da proposta dos interessados, posto que irão satisfazer tecnicamente a necessidade
    da administrativa com as características mínimas e indispensáveis positivadas no instrumento
    convocatório, como também com a regulamentação determinada pelo órgão competente, de forma que
    o edital tem natureza supletiva ao ordenamento jurídico, a fim de complementar numa eventual lacuna
    para melhor atender ao interesse público.
    Outrossim, obeserva-se que o presente objeto está especificado de acordo com a generalidade
    dos produtos e modelos existentes no mercado, de forma que não foi consignando marca ou
    característica, especificação ou exigência exclusiva, excessiva, impertinente, irrelevante ou
    desnecessária que possa direcionar o certame ou limitar ou frustrar a competição ou a realização do
    objeto.
    Porquanto, a administração pública tem o dever de assegurar a efetividade do princípio da
    supremacia do interesse público e o principio da isonomia, haja vista que administração pública
    representa os interesses de toda coletividade, gerando, assim, as obrigações a terceiros de acordo com
    as suas necessidades para o bom e fiel cumprimento das obrigações, sendo analisado a plausibilidade
    das circunstâncias que impactem no cumprimento literal do edital, a fim de assegurar o rsultado mais
    efeicente para administração publica.
    Logo, o licitante interessado deve cumprir todos os termos do Edital, como também todas as
    normas vigentes do ordenamento jurídico, visto que o ordenamento jurídico é uma unidade sistêmica,
    consequentemente o direito não tolera antinomias no que diz respeito ao cumprimento da lei e todas
    as normas reguladoras do objeto ou de sua execução, a fim de assegurar, de modo satisfatório, o
    princípio da segurança jurídica e isonomia as partes interessadas, de acordo com a pratica de mercado.
    III- DAS CONSIDERAÇÕES FNAIS
    Com base em todo o exposto, oberseva-se que será aceita a proposta que estiver em
    conformidade com a determinação do Inmetro, pois não haverá prejuizo para administração publica
    tampouco para os licitantes ineteressados, haja vista que o produto permanece o mesmo, sobretudo o
    padrão de qualidade, durabilidade e desempenho, sendo garantido a ampla concorrência do obejto
    conforme a etiqueta do aparelhos, o que foi alcançado pelo referido instrumento convocatório.
    Por oportuno, estamos à disposição para demais esclarecimentos.
    Maceió/AL, 10 de abril de 2024
    Reinaldo Antônio da Silva Júnior
    Diretor-Executivo da Diretoria Executiva de Governança e Gestão Interna - ALICC

  • Data da resposta
    10/04/2024 às 22:31:30