Pregão Eletrônico Nº 48/2024

Pregão Eletrônico Nº 48/2024

  • Objeto
    Processo nº 12500.81398/2024 RP para aquisição de pneus (fracassado do PE 34.2024).
  • Data de abertura
    09/08/2024 às 09:00
  • Servidor Responsável
    SANDRA RAQUEL DOS SANTOS SERAFIM
  • Orgão Requisitante
    Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados
  • Status
    Em andamento

Impugnação

Solicitante

  • Nome
    CPX DISTRIBUIDORA SA

Pedido de Impugnação

  • Assunto
    IMPUGNAÇÃO
  • Descrição
    CPX DISTRIBUIDORA S/A
    Rodovia Antônio Heil, Nº.800 - Km 01 Sala 13 - Itaipava - Itajaí / SC - CEP 88.316-001
    CNPJ Nº. 10.158.356/0001-01 - Insc. Est. Nº. 255.653.050 - Insc. Mun. Nº. 290.589
    E-mail: licitacao@cantustore.com.br
    Escritório de Licitações/SC: (47) 3046-2550 Ramais 9412, 9418 e 9505.
    A AGÊNCIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS DE MACEIÓ – ALICC
    ILUSTRÍSSIMO SR. PREGOEIRO
    Ref.: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 048/2024
    Data da Sessão: 019/08/2024 às 09h00min.
    CPX DISTRIBUIDORA S/A, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob n.º
    10.158.356/0001-01, com sede na rodovia Antônio Heil, n.º 800 – Itaipava, Itajaí/SC, 88316-001,
    e-mail: licitacao@cantustore.com.br, por intermédio de seu representante legal, Sr. Celio Milo de
    Andrade CPF: 351.794.588-97, vem, respeitosamente, perante os senhores a fim de IMPUGNAR os
    termos do Edital do processo licitatório em referência, o que faz pelas razões de fato e de direito a
    seguir expostas:
    1. DA TEMPESTIVIDADE
    O Edital, no Item 10, dispõe o seguinte:
    Portanto, concedido o prazo de três dias úteis para impugnações e considerando a abertura
    da sessão pública está prevista para o dia 09/08/2024, o terceiro dia útil a anteceder o certame é o
    dia 05/08/2024, restando tempestiva a presente impugnação.
    2. DOS FATOS
    Diz respeito a presente impugnação ao Edital do Pregão Eletrônico 048/2024 que será
    realizado em 09/08/2024, proposto pela AGÊNCIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS
    DE MACEIÓ – ALICC, que tem como objeto:CPX DISTRIBUIDORA S/A
    Rodovia Antônio Heil, Nº.800 - Km 01 Sala 13 - Itaipava - Itajaí / SC - CEP 88.316-001
    CNPJ Nº. 10.158.356/0001-01 - Insc. Est. Nº. 255.653.050 - Insc. Mun. Nº. 290.589
    E-mail: licitacao@cantustore.com.br
    Escritório de Licitações/SC: (47) 3046-2550 Ramais 9412, 9418 e 9505.
    Verificou-se no Edital e seus anexos determinada exigência impondo condição que vão em
    desencontro aos princípios basilares da Administração Pública e das Licitações Públicas, uma vez que
    restringem a participação dos licitantes exigindo prazo para inexequível para entrega dos produtos
    ora licitados.
    Motivo este pelo qual a empresa oferece a presente IMPUGNAÇÃO.
    3. DO MÉRITO
    I. Aglutinação indevida de objetos (montagem, alinhamento e balanceamento)
    O edital prevê a seguinte condição:
    O art.40 da Lei (federal) n. 14.133/2021. O parcelamento do objeto é a regra, quando a
    divisão do objeto seja técnica e economicamente viável, não represente risco ao conjunto ou
    complexo do objeto, nem prejuízo à economia de escala.
    Algumas situações que, em regra, conduzem ao parcelamento do objeto:
    a) objetos de natureza distinta que não são comumente prestados por fornecedor único;
    b) objetos de natureza idêntica, mas que, por exigirem fornecimento em localidades
    distantes, não encontram empresas dispostas a fornecê-los; e
    c) objetos de natureza idêntica, para o mesmo local, mas que, pela elevada quantidade,
    não encontram no mercado prestador hábil a fornecê-los na totalidade.
    No caso das licitações para aquisições de pneus, é comum a aglutinação entre produtos
    (pneus, câmaras de ar, baterias, etc.), entre serviços (montagem, desmontagem, alinhamento,
    cambagem, geometria, balanceamento, conserto, rodízio, troca, vulcanização, etc.) e entre os
    primeiros e os segundos.
    Assim, por serem itens divisíveis, quando o órgão licitante lança um edital prevendo a
    aquisição de pneus juntamente com outros produtos ou serviços, sem justificativa técnica e
    econômica, estará contrariando o art. 40 da Lei (federal) n. 14.133/2021.CPX DISTRIBUIDORA S/A
    Rodovia Antônio Heil, Nº.800 - Km 01 Sala 13 - Itaipava - Itajaí / SC - CEP 88.316-001
    CNPJ Nº. 10.158.356/0001-01 - Insc. Est. Nº. 255.653.050 - Insc. Mun. Nº. 290.589
    E-mail: licitacao@cantustore.com.br
    Escritório de Licitações/SC: (47) 3046-2550 Ramais 9412, 9418 e 9505.
    Como consequência, essa aglutinação indevida de objetos impede a participação de
    empresas que tenham como atividade apenas a comercialização de pneus (nosso caso), diminuindo
    a competitividade do certame.
    O TCE/SC já considerou irregular a aglutinação da aquisição de pneus com o serviço de
    montagem e balanceamento; da aquisição de pneus com o serviço de montagem, alinhamento e
    balanceamento; bem como da aquisição de pneus com o serviço de montagem, geometria e
    balanceamento, em razão da ausência de justificativa para o não parcelamento. Acórdão n.
    0241/2021 (REP 20/00584106), do Plenário do TCE/SC. 19 Acórdão n. 0619/2014 (REP
    13/00740806), do Plenário do TCE/SC.
    Em linha semelhante, o TCU também já firmou entendimento sobre a obrigatoriedade da
    adjudicação por item e não por preço global quando o objeto da licitação for divisível.
    O entendimento dos órgãos de controle interno e de controle externo é de que o gestor
    público precisa demonstrar, na instrução processual, os benefícios ou prejuízos de aglutinar ou
    separar objetos em parcelas distintas, do ponto de vista técnico e econômico, considerando que há
    sempre um objetivo de melhor aproveitamento das possibilidades do mercado.
    Cumpre frisar que, no tocante ao planejamento de compras, a nova Lei de Licitações, a Lei
    nº 14.133/2021, estabelece em seu artigo 40, inciso V, alínea "b", como princípio, entre outros, o
    do parcelamento, "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso", dispondo sobre
    algo similar no seu artigo 47, inciso II, mencionando o princípio do parcelamento como obrigatório
    "quando for tecnicamente viável e economicamente vantajoso".
    Desse modo, nas licitações para aquisições de pneus, quando não houver o parcelamento
    do objeto (produtos e serviços), o gestor público deverá demonstrar no processo administrativo quais
    os motivos técnicos e econômicos que levaram à escolha da solução, comprovando a existência de
    fornecedores aptos a atender à demanda na integralidade, sob o risco de configurar restrição à
    competitividade. 20 Acórdão n. 0372/2021 (REP 20/00111976), do Plenário do TCE/SC. 21 Súmula
    247 do TCU. Nesse sentido, tem-se as recomendações dos Acórdãos ns. 0554/2021 (REP
    21/00318327), 0372/2021 (REP 20/00111976) e 0386/2020 (REP 19/00796497), todos do Plenário
    do TCE/SC.
    4. PEDIDOS
    Ante o exposto, requer:
    a) O recebimento da presente Impugnação ao edital com o devido processamento dos
    autos do Processo Licitatório;
    b) Para garantir o atendimento aos princípios norteadores dos procedimentos
    licitatórios, requer julgamento da presente Impugnação devidamente motivada, no
    prazo de 2(dois) dias úteis;
    c) A procedências das alegações formuladas na presente impugnação para:
    d) A procedências das alegações formuladas na presente impugnação para:CPX DISTRIBUIDORA S/A
    Rodovia Antônio Heil, Nº.800 - Km 01 Sala 13 - Itaipava - Itajaí / SC - CEP 88.316-001
    CNPJ Nº. 10.158.356/0001-01 - Insc. Est. Nº. 255.653.050 - Insc. Mun. Nº. 290.589
    E-mail: licitacao@cantustore.com.br
    Escritório de Licitações/SC: (47) 3046-2550 Ramais 9412, 9418 e 9505.
    e) c-1) Que seja retirado a exigência de prestação de serviço de alinhamento e
    balanceamento, visto, que o objeto principal do edital é a aquisição de pneu, uma
    vez, que a grande maioria das empresas somente vende o pneu e não prestam o
    serviço de borracharia, ainda, pois os objetos são plenamente divisíveis,
    possibilitando o órgão realize licitação por item, garantindo a economicidade.
    f) Após as modificações, seja determinada a republicação do edital a fim de garantir
    publicidade para tal retificação.
    Itajaí, 30 de julho de 2024.
    Nestes termos,
    pede deferimento.
    CPX Distribuidora S/A
    10.158.356/0001-01
    Representante
    Celio Milo de Andrade
    CPF: 351.794.588-97
  • Recebido em
    30/07/2024 às 09:01:56

Resposta

  • Responsável pela resposta
    SANDRA RAQUEL DOS SANTOS SERAFIM

  • Resposta
    RESPOSTA À IMPUGNAÇÃO


    Trata a presente resposta à IMPUGNAÇÃO apresentada pela empresa CPX DISTRIBUIDORA SA, referente ao pregão eletrônico nº 48.2024, através o e-mail institucional desta Agência.

    A empresa interessada impugna a exigência conjunta de fornecimento de pneus novos com a prestação dos serviços de montagem, alinhamento e balanceamento, alegando ser indevida.

    I) DA ADMISSIBILIDADE DO PEDIDO

    Considerando a sessão do pregão no dia 09.08.2024, tem-se como tempestiva a impugnação apresentada, conforme aplicação do art. 18 da Lei 14.133/2021.


    II) DO MÉRITO

    Submetida a impugnação aos técnicos da Diretoria Executiva de Governança e Gestão Interna desta ALICC, os mesmos responderam a impugnação como segue:


    “(...)as alegações da empresa interessada não merecem prosperar, eis que está é a prática comum no mercado, onde o revendedor realiza a venda de pneus instalados, ou seja, além de vender o produto, executa a desmontagem do pneu usado ou danificado e a montagem do pneu adquirido pelo consumidor.

    Deste modo, a aglutinação entre o produto (pneus) e serviços (montagem, alinhamento e balanceamento) não fere o princípio da isonomia e da competividade, tendo em vista que há nicho de mercado com várias empresas que trabalham neste ramo, fornecendo o pneu com instalação, alinhamento, balanceamento e cambagem, como por exemplo: PNEU ZEUS (TELEFONE – 0800 808 9888); O BORRACHÃO (TELEFONE - (82) 3336-4747); IMPACTO PRIME PNEUS - ÂMBITO NACIONAL (https://impactoprime.com.br/encontre-a-mais-proxima.TELEFONE - 0800 100 7575); LASER PNEUS (TELEFONE - (82) 3336-7755); PRIMEIRA LINHA PNEUS - ÂMBITO NACIONAL (TELEFONE - (011)9 7349-1103).

    Assim, o fracionamento do objeto acarretaria em inúmeras dificuldades técnicas e econômicas, haja vista que franquear a contratação a empresas distintas poderiam implicar ônus logísticos, riscos de execução insatisfatória e aumento dos custos dos produtos e serviços para administração pública.

    Deste modo, a alternativa de contratação conjunta do fornecimento de pneus com a prestação de serviços de montagem, alinhamento e balanceamento é perfeitamente admissível, uma vez que apresenta vantagens logísticas, como a redução do tempo de execução, otimização do acompanhamento e eventual responsabilização dos contratados, além de potencializar a durabilidade e o desempenho dos bens, proporcionando maior segurança aos usuários dos veículos e, consequentemente, garantindo a viabilidade da aquisição com maior eficácia e eficiência.

    Conforme o entendimento jurisprudencial é licito a aquisição conjunta de pneus e de serviços de montagem, alinhamento e balanceamento, por se tratar de serviços estritamente vinculados aos produtos a serem fornecidos. Vejamos:

    DENÚNCIA. PREGÃO PRESENCIAL. REGISTRO DE PREÇOS.
    LIMITAÇÃO DA LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA.
    MANUTENÇÃO DA FROTA MUNICIPAL. AQUISIÇÃO DE
    PNEUS VINCULADA COM PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS
    CORRELATOS. PRAZO EXÍGUO PARA A ENTREGA DOS
    PRODUTOS. OTIMIZAÇÃO LOGÍSTICA E CORRELAÇÃO COM A PRESTAÇÃO CONTRATADA. IMPROCEDÊNCIA DA
    DENÚNCIA. RECOMENDAÇÃO. 1. A inviabilidade de locomoção ou os elevados custos de deslocamentos prolongados podem ensejar a licitude da delimitação geográfica para a prestação de serviços de oficina em veículos da Administração. 2. A exiguidade do prazo para entrega deve ser avaliada no caso concreto, considerando-se, entre outros aspectos, a natureza do produto ou serviço licitado. 3. É lícita a aquisição conjunta de pneus e de serviços de montagem, alinhamento e balanceamento, por se tratar de serviços estritamente vinculados aos produtos a serem fornecidos.
    (TCE-MG - DEN: 965752, Relator: CONS. SUBST. HAMILTON
    COELHO, Data de Julgamento: 14/06/2018, Data de Publicação: 03/07/2018). Grifos nossos.

    Portanto, o licitante interessado deve cumprir todos os termos do Edital, como também todas as normas vigentes do ordenamento jurídico, visto que o ordenamento jurídico é uma unidade sistêmica, consequentemente o Direito não tolera antinomias no que diz respeito ao cumprimento da lei e todas as normas reguladoras do objeto ou de sua execução, a fim de assegurar, de modo satisfatório, o princípio da segurança jurídica as partes interessadas.

    Com base em todo o exposto, não pairam dúvidas quanto à relevância de se manter os termos do Edital do Pregão Eletrônico n° 48/2024, haja vista que a tese ventilada é mais conveniente à Administração Pública Municipal, pois não é objetivo da administração acomodar, nas licitações públicas, toda e qualquer solução excêntrica em torno do objeto pretendido, mas garantir uma ampla concorrência em torno do atendimento de suas necessidades, o que foi alcançado pelo referido Edital, de modo que encaminhamos o presente entendimento ao pregoeiro para que seja dada continuidade ao certame licitatório do mencionado Pregão.

    Camila Neves Lima Camelo
    Coordenadora Geral de Planejamento - ALICC
    Reinaldo Antônio da Silva Júnior
    Diretor-Executivo da Diretoria Executiva de Governança e Gestão Interna - ALICC


    Portanto, o edital mantém-se inalterado e o certame ocorrerá normalmente na data e horário inicialmente divulgados.




    Maceió 02 de agosto de 2024


    Sandra Raquel dos Santos Serafim
    Pregoeira ALICC/PMM



  • Data da resposta
    02/08/2024 às 09:33:20