Pregão Eletrônico Nº 117/2024

Pregão Eletrônico Nº 117/2024

  • Objeto
    PROCESSO 12500.007362/2024   Registro de preços para aquisição de equipamentos de Informática I.
  • Data de abertura
    04/12/2024 às 09:00
  • Servidor Responsável
    Edsangela Gabriel Peixoto Bezerra
  • Orgão Requisitante
    Agência Municipal de Regulação de Serviços Delegados
  • Status
    Em andamento

Esclarecimento

Solicitante

  • Nome
    VANGUARDA INFORMATICA LTDA

Pedido de Esclarecimento

  • Assunto
    Gabinete antichamas
  • Descrição
    Esclarecimento itens 21,28, 33 e 37.



    Após vasta pesquisa ao mercado, verificamos que Nobreaks com gabinete metálico são maioria em fabricação e comercialização no mercado atualmente, ao contrário de gabinete antichama como é solicitado no Termo de Referência. Isso se dá por questões técnicas mais avançadas em relação aos gabinetes em plástico, como exemplo:

    1. Durabilidade: Gabinetes metálicos são mais sólidos e resistentes a impactos, quedas e condições adversas, assegurando uma melhor proteção para os componentes internos e prolongando sua vida útil;

    2. Condutividade térmica: Os gabinetes metálicos têm a capacidade de dissipar o calor de forma mais eficiente, prevenindo o superaquecimento dos componentes eletrônicos e contribuindo para um funcionamento mais estável;

    3. Proteção: Os gabinetes metálicos oferecem uma proteção superior contra interferências eletromagnéticas;

    4. Segurança: Em situações de curto-circuito ou falhas elétricas, o metal é menos inflamável que o plástico, proporcionando uma camada adicional de segurança para o nobreak e o ambiente onde ele está instalado;

    5. Sustentabilidade: O metal é geralmente mais fácil de reciclar do que o plástico, o que pode ser um fator significativo para empresas que buscam adotar práticas sustentáveis.



    Dessa forma, entendemos que, para obtermos igualdade de oportunidade entre as licitantes, a ampliação do rol de participantes, competitividade e economicidade do presente processo, podemos ofertar equipamentos que sejam constituídos em gabinete metálico de alto impacto com pintura anticorrosiva, visto que não irá causar prejuízo ao Órgão e todas demandas serão atendidas.
  • Recebido em
    29/11/2024 às 17:37:25

Resposta

  • Responsável pela resposta
    Edsangela Gabriel Peixoto Bezerra

  • Resposta
    Versam os autos sobre a aquisição de equipamentos de Informática I para atender à necessidade dos Órgãos e Entidades da Administração Pública do Município de Maceió.
    I- ACERCA DAS RAZÕES DO PRESENTE ESCLARECIMENTO
    Em resposta ao pedido de esclarecimento apresentado pela empresa interessada VANGUARDA, informamos que as aludidas interpelações foram analisadas, e acerca delas formado um juízo de convencimento, tendo em vista a similaridade das razões das aludidas, conforme passamos a demonstrar de plano:
    II- DA TEMPESTIVIDADE
    Salienta-se que a presente esclarecimento é tempestiva, posto que foi interposta no prazo legal, conforme prevê o Art. 164 da Lei 14.133.2021, in verbis:
    Art. 164. Qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de licitação por irregularidade na aplicação desta Lei ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos, devendo protocolar o pedido até 3 (três) dias úteis antes da data de abertura do certame.
    Parágrafo único. A resposta à impugnação ou ao pedido de esclarecimento será divulgada em sítio eletrônico oficial no prazo de até 3 (três) dias úteis, limitado ao último dia útil anterior à data da abertura do certame.
    Pois bem, cumpre assinalar que esta Agência se encontra consubstanciada pelo aparato legal disposto em nosso ordenamento jurídico, bem como, norteada pelos princípios explícitos e intrínsecos pertinentes ao setor público e todos aqueles que se submetem a ele, de modo que todos os atos inerentes ao Edital visam atender diretamente as necessidades da administração pública municipal, conforme preconiza o ordenamento jurídico pátrio.
    III- DA RESTRIÇÃO DO OBJETO
    É importante demonstrar que a administração pública deve fazer o levantamento e consolidação das melhores soluções disponíveis no mercado, de forma que a definição do descritivo em razão do objeto aos itens 22 e 29 foram precisos, suficiente e claro, de acordo com os parâmetros de mercado, garantindo a participação de todos os interessados.
    Deste modo, verifica-se que é desarrazoada a alegação da empresa, posto que aexperiência nos mostra que alguns licitantes querem determinar o objeto da licitação de acordo com o seu produto, achando que o procedimento licitatório pode ser realizado de forma exclusiva para o seu nicho de atuação, de sorte que tal conduta é incomum, podendo gerar vários inconvenientes e problemas junto à administração pública.
    Portanto, não pode prosperar a interpelação acerca do dano ao caráter competitivo, pois há previsão legal, consoante foi demonstrada de modo pontual, haja vista que a licitação pública não deve perder seu objetivo principal, que é obter o resultado mais eficiente para atender ao interesse público. Assim, o objeto se limita ao mínimo imprescindível à satisfação do interesse público, presente na generalidade dos produtos existentes no mercado, não consignando característica, especificação ou exigência exclusiva, excessiva, impertinente, irrelevante ou desnecessária que possa direcionar o certame ou limitar ou frustrar a competição ou a realização do objeto contratual
    Neste juízo cognitivo, não ficou demostrado, de forma objetiva pela empresa interessada, os devidos fundamentos comprovando que o descritivo do objeto venha causar prejuízo ou restrição na participação de outras empresas participantes do certame licitatório, posto que o objeto se encontra dentro dos parâmetros de mercado, não sendo reconhecido nenhuma ilegalidade.
    Destarte, não merece ser acolhida a manifestação acerca da solicitação de alteração do descritivo do objeto para favorecer a marca indicada pela empresa, de sorte que há outras marcas disponíveis de mercado, restando superado qualquer entendimento ao contrário, a fim de garantir o resultado mais eficiente da contratação.
    Quanto ao pedido da empresa interessada para “apresentação de 03 (três) equipamentos que foram utilizados como referência para elaboração do Termo de Referência”, por esta equipe técnica, onde tais informações acerca desta solicitação pode ser encontradas no histórico de compras anuais realizadas por essa Administração Pública de Maceió, qual podem realizar consulta através do Site Oficial: https://www.licitacao.maceio.al.gov.br/, como as demais informações para suprir demais dúvidas em razão do objeto em tela.
    Portanto, demonstra-se que os interessados devem atender os requisitos estabelecidos no edital, como também na legislação vigente para perfeita execução do objeto, consoante pratica de mercado, de sorte que todos os participantes interessados devem cumprir as exigências com base no princípio da boa-fé objetiva, nos termos do instrumento convocatório.
    IV- DAS CONSIDERAÇÕES FNAIS
    Com base em todo o exposto, não pairam dúvidas quanto à relevância de se manter os termos do Edital do Pregão Eletrônico n° 117/2024, haja vista que a tese ventilada é mais conveniente à Administração Pública, pois não é objetivo da administração acomodar, nas licitações públicas, toda e qualquer solução excêntrica em torno do objeto pretendido, mas garantir uma ampla concorrência em torno do atendimento de suas necessidades, o que foi alcançado pelo referido Edital, de modo que encaminhamos os presentes autos à pregoeira supra para que seja dada continuidade ao certame licitatório do mencionado Pregão.
    Por oportuno, estamos à disposição para demais esclarecimentos.
    Maceió/AL, 03 de dezembro de 2024.
    Gernan Angelo Barros Sousa
    Assessoria de Apoio
    Diretoria Executiva de Gestão Estratégica – ALICC.
    Ciente e de acordo.
    Maceió/AL, 03 de dezembro de 2024.
    Reinaldo Antônio da Silva Júnior
    Diretor da Diretoria Executivo de Gestão Estratégica - ALICC

  • Data da resposta
    03/12/2024 às 10:16:58